"Pro seu bem, o que eu não vou é colar o comando que você vai simplesmente copiar, executar, agradecer porque funcionou e não terá aprendido nada." - Irado "Jorge Carvalho" Furioso com Tudo .
"Ensinar a pescar ao invés de entregar o peixe." -- Esse lema sempre foi uma das posturas e políticas mais conhecidas da comunidade FUG-BR, e nunca ninguém a personificou tanto quanto o Irado "Jorge Carvalho" Furioso com Tudo (ou apenas Irado como ele sempre preferiu).
Irado foi uma das mais expoentes figuras do Software Livre nacional. Membro ativo das maiores comunidades, incluindo FUG-BR, pfSense, CentOS-BR, Slack -BR, SuSE -BR, Viva o Linux, ensinou muita gente a pescar. Participou com grande influência da formação do caráter pessoal e técnico de muitos dos profissionais de código aberto no país hoje. Uma das pessoas que mais conhecia, transmitia conhecimento e tinha um raro e nobre prazer em ensinar ajudando.
Mas o prazer de ter o Jorge Irado por perto não era exclusivo de profissionais de TI. Fóruns e comunidades de fotografia e política, além de discussões ricas no jornal Folha sobre assuntos diversos também contaram com a marcante participação desse personagem ilustre.
"Eu já disse e vou repetir quantas vezes você precisar, como você vai conseguir fazer isso, onde vai procurar e que documentação vai seguir de referência. Pro seu bem, o que eu não vou é colar o comando que você vai simplesmente copiar, executar, agradecer porque funcionou e não terá aprendido nada. Me leia com atenção e você vai descobrir por conta própria exatamente como fazer, agora entregar de mão beijada eu não vou e espero que ninguém faça isso. E acredite em mim é porque gosto de você."
-- Irado Furioso com Tudo, ajudando um participante da FUG-BR em 1999.
Quando Deus resolveu, em Outubro de 2011, restruturar a TI la em cima, chamou Jobs pra tratar da usabilidade, Dennis Ritchie pra engenharia e em seguida, em 19/10, nosso amigo Irado "Jorge Carvalho" Furioso com Tudo, provavelmente para suporte aos usuários.
"Irado, pega leve com Deus..."
-- Izaias (comunidade Viva o Linux)
O Irado foi-se junto a um dos maiores heróis do Unix e da TI como conhecemos. E estamos certos que isso não foi uma coincidência. Foi a seletiva e providencial honra divina.
Honra mais que merecida a um dos maiores caras do Software Livre nacional. Uma pessoa que de Irado tinha o nome que adotou, tinha a postura política, social, sempre contestador e irado; mas que na convivência era uma pessoa de extrema fineza, educação, elegância, sarcasmo e inteligência ímpares.
Muitos de nos aqui e em tantas outras comunidades ja tiveram o prazer, como eu, de ter uma longa conversa com o Irado.
Muitos, e muuuitos mesmos foram ajudados por ele, porque a vontade de ajudar, a presteza e destreza que acompanhavam o Irado, fazia ele notoriamente se dar ao trabalho muitas vezes de pesquisar só pra ajudar - e aprender junto!
Coisa rara, coisa de gente muito Irada :)
Nós da FreeBSD Brasil tivemos o prazer de conhecer o Irado na UFSCAR, em 2001 no Encontro FreeBSD, e trabalhar com ele pela primeira vez nos primórdios da FreeBSD Brasil, foi nosso primeiro instrutor autorizado em São Paulo.
Depois disso foram muitos projetos e poucos (infelizmente) encontros pessoais, mas sempre será uma pessoa que estará no topo das mais divertidas e peculiares pessoas que conhecemos nesse mundo open source.
Foi uma honra ter o Irado por tantos anos como membro ativo da FUG-BR :) Muito da personalidade da FUG foi vc quem emprestou da sua, foi uma honra mesmo.
Nossos sinceros, profundos e saudosos agradecimentos ao Irado e sentimentos à sua família.
Selecionamos algumas citações que ilustram como o Irado foi importante para tantas comunidades, e como tantos se lembrarão dele.
"Esse ano foi um ano de grandes perdas no cenário de TI e o Irado é mais uma delas que ficará marcada. Apesar de conhecer o Irado desde o ano 2000 pela internet, fui conhece-lo pessoalmente em 2002 em SP enquanto ministrávamos um treinamento da FreeBSD Brasil. Ele foi nosso primeiro instrutor autorizado, o que é motivo de orgulho pra nós. Depois disso tivemos vários encontros em eventos OpenSource, ele sempre carregando sua sinceridade e irreverência. Acredito que o mais importante é a pessoa deixar um legado após a sua morte, e ele sem dúvida conseguiu deixar vários ensinamentos a toda comunidade e seus amigos. RIP Jorge." -- Jean Milanez Melo (FreeBSD Project, commiter / FUG-BR)
"Conheci o Irado em 2006 quando fiz uma entrevista na Accenture e ele era um dos meus "concorrentes" na dinâmica de grupo. A entrevista foi inesquecível não por causa da empresa, mas sim por causa da figura do Irado que cativou a todos os demais participantes e, inclusive o organizador da dinâmica que ficava espantado com a sua "ira" pela "Micro$hit" como ele mesmo dizia..." -- Eduardo Alvarenga (FUG-BR)
"Com certeza uma grande perda, eu tive oportunidade de trabalhar com ele durante alguns meses em um provedor de internet rádio em Alphaville, realmente o cara acrescentou muito para essa comunidade do Software Livre." -- Thiago aka NullCk (comunidade Slackware / Slack-BR)
"Lembro que quando comecei na FUG, tive desentendimentos com o humor e sarcasmo do Irado, que eu com meus 20 e poucos anos não compreendia. Conversamos em PVT e ele me deu grandes lições, coisas que eu como moleque não entendi, porém com o passar dos anos (Já estou chegando aos 30), compreendi o lado dele, pedi o perdão pelas minhas palavras e a partir de então curtia seus comentários na FUG." -- Renato Frederick (FUG-BR)
"Entre os membros do VOL, ele era um típico representante dos "Dinossauros do Linux". Realmente! Ele sabia muito, várias vezes me corrigia e não era da maneira mais 'delicada'. rsrs Era direto, conciso e sem frescuras. Como me divertia com ele. Quando tinha algum espertinho que queria moleza, o Irado colocava ele em seu devido lugar. Não se intimidava com ninguém!!! Estou emocionado. A última vez que falei com ele foi num tópico em que ele resolveu 'aparecer' depois de meses ausente. Estava usando XUbuntu! Um slacker usando XUbuntu?! Quando perguntei o motivo, ele respondeu que estava cansado de fazer tudo na mão. rsrs Um cara autêntico pra caramba!
'Irado não dá o peixe! Ensina a pescar!'
Irado, pega leve com Deus..."-- Izaias (SuSE / Viva o Linux)
"Conheci o Irado nos Newsgroups do UOL, em uma lista de Linux bastante acessada, lá pelos idos de 1996, 1997. Tive o grande prazer de conhecê-lo pessoalmente em 2001, e muitas das coisas que ele disse trago comigo até hoje. Ele foi o exemplo de Brasileiro inconformado com tudo, com uma capacidade enorme de entender o que acontecia ao seu redor e não aceitar o que tentavam empurrar goela à baixo. Questionador em tudo, é um exemplo a ser seguido. Deveríamos ter mais Brasileiros como ele. Descanse em paz, meu amigo." -- LLAP .0. MrBiTs
"Conheci o Irado nos meados de 1999/2000 e rapidamente nos tornamos grandes amigos, apesar de nunca termos nos encontrado pessoalmente, sempre batíamos altos papos no IRC. Uma figura sensacional, sempre com um humor ácido e um sarcasmo inteligente ele conquistou muitos amigos ao longo de todos esses anos. Sempre disposto a ajudar a todos, a aconselhar, uma figura e tanto. A comunidade brasileira perdeu esse ano um dos seus mais importantes membros, mas sabemos que ele deve ter feito essa travessia com a certeza do dever cumprido, afinal, foram muitos anos de colaboração e participação aqui e em outras listas. Grande abraço Irado, descanse em paz!" -- Renato Botelho (FreeBSD Project, commiter / FUG-BR).
Outras memórias e histórias