"Nosso marketshare é maior que o da BMW ou da Mercedes ou ainda da Porsche no mercado automobilístico. O que há de errado em ser a BMW ou a Mercedes?" - Steve Jobs.
Este homem colocou um sistema baseado em FreeBSD no coração de seu tablet, e revolucionou a indústria da tecnologia móvel. (iPad, iOS = Darwin Embedded = Mach + FreeBSD)
Antes disso, ele revolucionou a indústria da telefonia celular, com um sistema baseado em FreeBSD no coração de seu telefone. (iPad, iOS = Darwin Embedded = Mach + FreeBSD)
Antes, criou um novo conceito de televisão on-line, que vem revolucionando este segmento de mercado em regiões do mundo com acesso persistente a banda larga. Em seu coração, um sistema baseado em FreeBSD. (iTV/Apple TV, iOS = Darwin Embedded = Mach + FreeBSD + TinyBSD)
Bem antes, revolucionou a indústria da música, a forma de se consumir e comercializar música, e no coração de seu tocador de música e loja, colocou um sistema baseado em FreeBSD. (iPod, iOS = Darwin Embedded = Mach + FreeBSD)
Antes disso, criou a série de computadores pessoais mais desejado do mundo, e em seu coração, colocou um sistema baseado em FreeBSD. (Mac Book Pro, iMacs, Mac OS X = Darwin + Aqua + Quartz + Mach + FreeBSD)
Ainda antes, revolucionou a indústria do cinema de animações gráficas, e no coração dessa tecnologia colocou um sistema derivado do Mach 2.5 e do 4.2-BSD. (NEXTSTEP = Mach 2.5 + 4.2-BSD + 4.4BSD)
Antes disso, teve seu primeiro contato com 4BSD ao criar uma plataforma computacional superior à que ele mesmo havia criado no passado. (NEXTSTEP = Mach 2.5 + 4.2-BSD + 4.4BSD)
Foi num NeXT Cube, rodando NEXTSTEP, sistema criado a partir de um kernel híbrido do Mach 2.5 e 4.2-BSD + 4.4BSD (incluindo, claro, TCP/IP do 4-BSD) que Tim Berners-Lee criou o primeiro navegador web (WorldWideWeb era o nome), primeiro servidor web (CERN httpd) e criou a web (WWW e o W3C) como conhecemos hoje. Até onde Steve não estava presente, sua obra (e o BSD, claro) fizeram e fazem toda a diferença.
Mac OS X 10.6 (Snow Leopard) é o primeiro sistema a ter instruções de kernel massivamente processada por GPU em complemento a CPU. O OpenCL e processamento GPU, além do Grand Central Dispatch voltam como contribuição da Apple ao FreeBSD em 2011, no FreeBSD 9 (sistema base), quase 4 anos depois de incorporado no Mac. Tardio? Pense da seguinte forma: FreeBSD é o segundo SO a se apoiar em processamento GPU, quase 4 anos depois. O restante do mercado continua correndo atrás, engatinhando. Em mais 2, 3 anos talvez absorvam mais essa influência da tecnologia de Steve.
Steve se foi, mas seu legado continua. E temos orgulho de enxergar que continua fundado em BSD.
Passado, presente, e por muitos anos ainda, o futuro. Obrigado Steve, por subir o nível.