"IPV6 Samurai: gentileza e inocência de uma criança, intelecto de um mago, belevolência de um dragão" - Projeto WIDE.
O nome complicado sera sempre facilitado pelo pedido, "me chame de Itojun". O IPv6 Samurai, como foi apelidado por seus colegas no IETF, foi uma das poucas pessoas que ao mesmo tempo acumularam funções de desenvolvedor FreeBSD, OpenBSD e NetBSD.
Mas mais que isso, Itojun foi o único a acumular funções de desenvolvedor FreeBSD, OpenBSD, NetBSD, Linux, Sun Solaris, Cisco, WIDE e KAME, oficialmente e ao mesmo tempo.
Foi membro do IETF e do IAB entre 2003 e 2005, trabalhava primariamente para o governo japonês (IIJ) como membro do WIDE, com foco em suporte a padrões tecnológicos abertos. Foi core developer do projeto JAME, onde desenvolveu a principal implementação aberta da pilha IPv6, adotada pelos sistemas BSD e Linux. Publicou mais de 30 modificações na especificação IPv6 original, é o pai do conceito de Mobile IPv6 tendo desenvolvido-o originalmente para sistemas BSD.
Como membro ativo do KAME e do WIDE, além do IPv6 participou da criação do IPSEC, dos algorítimos de enfileiramente alternativos de pacotes, na concepção do ALTQ, na criação do RED/GRED e na extensão ECN posteriormente adotada oficialmente no TCP/IP.
Antes disso, ainda como estudante, criou o subsistema de inteligência artificial que posteriormente foi utilizado pela Sony na criação do cão-robô AIBO, primeiro robô com algum nível de aprendizado próprio comercializado, base para as principais evoluções nessa área de P&D.
É graças ao Itojun que temos em sistema BSD, a mais antiga e confiável pilha IPv6 dentre os sistemas operacionais. Graças ao Itojun o IPv6 existe como conhecemos hoje, podemos fazer túneis cifrados em VPN com IPSec, e as disciplinas de controle e priorização de banda/pacote não se resumem a priorização.
Itojun faleceu em 2007 de causas desconhecidas, e sua família, de linhagem japonesa muito tradicional não permitiu exames posteriores para determinar a causa da morte.
A família de Itojun foi agraciada com uma recompensa financeira pelo IETF/Internet Society em reconhecimento ao trabalho de Jun-ichiro. Agradeceu as honras e colocou esse dinheiro interamente a disposição do Fundo Itojun IPv6 (contato itojun-fund@isoc.org) criado pela família; o fundo aceita doações e pedido de subsídio para financiamento de P&D na área.